ANDERSON GOUVEIA

ANDERSON GOUVEIA

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, PR, Brazil
It´s all about passion!! Mountains!!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Escalada Juvenil Brasileira, a importância de se preocupar com o futuro.


"O futuro é uma espécie de banco ao qual vamos remetendo, um a um, os cheques de nossas esperanças. Ora, não é possível que todos os cheques sejam sem fundo". (Mario Quintana)


Fotos: arquivo pessoal e site www.altamontanha.com.br


Alguns atletas que já estiveram participando dos projetos
 e competições de incentivo a Escalada Juvenil no Brasil 
  

 Prêmio Destaque do Esporte de Montanha 2014

Neste mês de dezembro tive a agradável surpresa de receber do "Blog Descalada" um  prêmio  pelos meus projetos de incentivo a escalada juvenil no Brasil.
Há quase 10 anos venho realizando projetos com a escalada juvenil, na verdade acredito que minha vida seria muito mais fácil e tranqüila se eu estivesse engajado apenas em meus projetos pessoais como atleta, como coordenador da academia Via Aventura ou como sócio de uma loja de equipamentos para escalada. Mas a escalada juvenil foi entrando na minha vida de uma maneira que hoje não consigo mais separar as coisas.  É claro que fazendo desta forma não consigo me dedicar 100%  mas tento fazer o melhor possível, pois bem ou mal tudo está ligado a mesma paixão: a escalada.
Sempre trabalhei em ginásios de escalada então ao longo da minha vida já ajudei muitos iniciantes a conhecer e evoluir na escalada,  muitos destes eram crianças ou jovens com um super potencial de evolução no esporte. Mas sempre havia um problema: com a falta de incentivo eles acabavam sem motivação para treinar pois quando tinha um campeonato era o Campeonato Brasileiro adulto.
Viajando para competir pelo mundo fui vendo que todos os grandes atletas começaram a treinar muito cedo e a maioria já vivenciava há muito tempo este universo de competição na escalada, sendo em campeonatos infantis regionais, em campeonatos junior ou até no Mundial Juvenil antes de chegar ao adulto. Eu comecei a escalar com 12 anos (o que já não é tão cedo) e como eu queria que isso tivesse acontecido comigo, que eu tivesse possibilidade de ter um grande ginásio para escalar, um treinador para me orientar e  campeonatos específicos para minha faixa de idade... Mas naquela época a evolução mundial da escalada já estava acontecendo enquanto o Brasil  estava apenas começando a conhecer a escalada de competição.

Os primeiros Mundiais Juvenis como Treinador

David Lama no Juvenil da Áustria
Como eu disse ao longo da minha história na escalada eu conheci e treinei muitos jovens com um potencial grande mas  o primeiro que realmente teve possibilidade de  viajar comigo para competir em um mundial juvenil foi o Dhyan Amorin em 2005 na Áustria. Naquele campeonato juvenil o grande vencedor o David Lama que hoje também já é bem conhecido pelos brasileiros. 
 Áustria em 2005



Depois disso em 2008 voltei a viajar como treinador do atleta Caio Lopes, que participou do mundial juvenil da Austrália onde tive também o prazer de ser um dos route setters da competição.  Estive com o Caio em outros 2 Mundiais Juvenis e uma Copa do Mundo.
Eu e o Caio Lopes na Austrália em 2008

Route Setter  no Campeonato Mundial
Juvenil de 2008





















Projetos Pró-Escalar 2009 e 2010

Vendo aquela multidão de atletas tão pequenos e fortíssimos surgiu uma imensa vontade de investir em um projeto no Brasil. Então em 2009 com apoio da Fepam e da CBME foi criada a primeira Seleção Brasileira Juvenil  com o projeto Pró-Escalar. Os atletas foram selecionados através de um campeonato e à partir daí tiveram o suporte de  voluntários educadores físicos orientando os treinamentos e também  médicos, fisioterapeutas e outros profissionais.  Neste ano conseguimos um patrocínio da empresa Kraft   que viabilizou que o primeiro lugar de cada categoria ganhasse a passagem aérea  para a cidade de Valance na França onde aconteceu o Mundial Juvenil. Ao todo 14 atletas de diferentes categorias participaram do Mundial. Foi um grande ano.
Seleção Brasileira Juvenil no Campeonato Mundial
 Juvenil de Valence- França 2009


O projeto se repetiu no ano seguinte em 2010 sendo que neste ano também conseguimos  patrocínio de parte das passagens aéreas para o Campeonato Mundial Juvenil em Edimburgo na Escócia.
Nestes projetos empresas brasileiras como a Conquista apoiaram os atletas  oferecendo material como mochilas, cadeirinhas, uniformes.. Academias como a Via Aventura, a Campo Base e a Casa de Pedra ofereceram os espaços para as seletivas e os treinamentos. Outras empresas como a Território, a CBL Tech , Curtlo, Pico Paraná e Pro Grip também apoiaram os atletas.
Seleção Brasileira Juvenil no Campeonato
Mundia de Edimburgo-Escócia 2010


Tenho que ser sincero que foi neste mesmo período que senti uma imensa tristeza com a falta de apoio e pelas muitas críticas de escaladores pelo Brasil. Poucas pessoas se ofereceram realmente para ajudar no projeto, mas muitas apareceram para apontar o que faltava ou dar “sugestões” no projeto. Eu tinha deixado de lado meus próprios treinamentos e minha família para cuidar da Seleção Juvenil, então eu acreditei que pelo numero de pessoas se envolvendo dessa forma em nosso projeto era possível que essas mesmas pessoas viessem a criar um projeto próprio ou dar continuidade ao que tínhamos começado, os anos se passaram e não aconteceu.
Alexandre Tanhoffer no Petzen Trophy

Petzen Trophy
Então três anos depois em 2013,  vendo que  tudo relacionado a isso estava parado eu retomei minha idéia de incentivar os pequenos, mas desta vez em um projeto menor e mais particular eu viajei com atleta Alexandre Tanhoffer para ele participar de um campeonato juvenil que acontece todo ano na Áustria, o Petzen Trophy, que é um campeonato com atletas ainda mais jovens que o campeonato mundial ( no mundial a idade mínima é 14 anos, no Petzen Trophy 6 anos).
Petzen Trophy 2013 na Áustria
















Estando lá e vendo aquelas crianças representando seus países com tanto amor encontrei novamente motivação para mais uma vez  investir no  Brasil, então em 2014 consegui juntar uma equipe de 5 atletas para ir a Áustria novamente e neste ano as escaladoras Hellen Christina (categoria acima de 16 anos) e Mariana Hanggi (categoria abaixo de 10 anos) conquistaram excelentes colocações, 6º e 7º lugar.
Marina Hanggi e Francisco Grando no Petzen Trophy 2014

Equipe de 2014: eu, Hellen. Alexandre, Mariana,
Francisco e Pedro.

Retomada das Competições Juvenis

Em 2014, voltando da Áustria também retomei a organização de competições nacionais juvenis, também com um projeto  menor com “teste”, que foi o 1º Paraná Open de Escalada Infanto Juvenil. Este campeonato foi nos mesmos moldes do Petzen Trophy, com 4 categorias separadas para atletas de 6 a 18 anos. Fiquei surpreso e extremamente feliz com a quantidade de empresas  que me procuraram espontaneamente oferecendo apoio e voluntários oferecendo ajuda na organização. Para mim foi um momento muito especial pois vi as três academias de escalada de Curitiba (Campo Base, Via Aventura e Caverna) trabalhando juntas na organização do evento.
Organização do Paraná Open Infanto Juvenil 2014



















Depois deste campeonato muitos pais me procuraram perguntando sobre a possibilidade de seus filhos estarem participando do Petzen Trophy de 2016 então minha perspectiva é de que no próximo ano a gente possa ter uma equipe ainda maior participando de eventos internacionais e nacionais.
Cada vez mais vejo vídeos e fotos de pequenos escalando pelo Brasil, muitos desses são filhos de escaladores da minha geração, então acredito que este é o momento de investir no futuro. Se conseguirmos encontrar uma forma de mantê-los no esporte acredito que temos todas as possibilidades de em um futuro próximo ter uma equipe forte com vários atletas representando o Brasil em campeonatos mundiais de escalada e por que não dizer, um campeão ou campeã mundial de escalada.


Vejo muitos pais incentivando sozinhos seus filhos nesta empreitada então neste momento acredito na força da união. Atletas jovens nós temos, o que precisamos no momento são pessoas motivadas a se unir para ajudá-los. Quando você incentiva um jovem a escalar nada se perde, mesmo que um dia você perceba que ele não gosta do ambiente de competições com a prática provavelmente seu desenvolvimento físico e mental  (tão importantes nesta fase) foram aprimorados e isso ele vai levar pelo resto da vida. Independente do ambiente de competição, quanto mais incentivarmos os jovens a escalar mais praticantes teremos e a escalada brasileira depende disso.


Agradeço imensamente pelo prêmio e pelo reconhecimento dado pelo Blog Descalada e por cada atleta que já treinou comigo ou que já participou dos projetos ou competições. Cada passo é importante, o incentivo das entidades ligadas a escalada no Brasil, o apoio dos pais, o apoio das empresas, o apoio das academias de escalada e de seus instrutores,  a participação dos jovens nestes projetos e competições e até a presença do público que assiste essas competições são forças que somadas farão o futuro da escalada no Brasil.
Um grande abraço a todos.

Fotos: arquivo pessoal e site altamontanha.com.br
Seleção Juvenil de 2009

Mariana Hanggi escalando comigo no Anhangava

Organização das Competições Juvenis

Cartaz da Seletiva de 2009



Seletiva de 2010

Mundial da Áustria 2005

Mundial da Austrália 2008

Petzen Trophy 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário